terça-feira, 7 de junho de 2011

T.PC.- Festas Populares

Está já aí à porta a primeira festa dos Santos Populares. Na 2ª feira, dia 13 de Junho comemora-se o dia de S. António, que como se sabe, é o padroeiro da cidade de Lisboa.
As festas em honra do Santo começam logo na noite do dia 12. Assim, todos os anos a cidade organiza as marchas populares que descem a Avenida da Liberdade com grande entusiasmo, exibindo os seus trajes típicos ao som de músicas e letras alusivas às tradições e vivências dos seus bairros.
Destes, um dos mais típicos é o de Alfama cuja marcha já, por várias vezes, ganhou o primeiro prémio.
Ver as marchas é sempre divertido e, como "tristezas não pagam dívidas", o melhor é aproveitar. It's free!
Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar todos os anos, na Sé Patriarcal da cidade, o casamento de jovens noivos de origem modesta. São conhecidos por 'noivos de Santo António' e recebem ofertas do município e de diversas empresas, como forma de auxiliar a nova família.
Um grande fogo de artifício costuma encerrar o desfile. (Vale a pena ver!)

Os rapazes compram um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para
oferecer às namoradas, as quais trazem bandeirinhas com uma quadra popular,
por vezes brejeira ou jocosa.



Existe um jogo tradicional engraçado que se faz na véspera do dia de Santo António. Consiste em encher um pequeno alguidar com água e escrever em papelinhos o nome daqueles que gostariamos, ou pensamos que seriam, os nossos parceiros ideais. Devemos enrolá-los como se fossem rifas e pô-los num alguidar, colocando-o debaixo da cama. No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto revelará o nome da nossa 'cara-metade'!

A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação engalanados onde se comem sardinhas assadas na brasa, febras de porco (fêveras), caldo verde e bebe-se vinho tinto. Ouve-se música e dança-se até de madrugada.
Estas práticas tradicionais podem ser observadas muito expressivamente no célebre filme, com Vasco Santana e Beatriz Costa, "A Canção de Lisboa" que dá gosto ver ou rever e proporciona sempre uma "good laugh".

Sem comentários:

Enviar um comentário